More selected projects

7 Dicas Para Fotografar um Casamento em Dia de Chuva

Chuva no dia de um casamento pode parecer o seu pior pesadelo, no entanto por outro lado pode ser uma excelente oportunidade para conseguir imagens únicas e impressionantes. Enquanto fotógrafo do casamento o seu foco será conseguir que o casal receba imagens tão fantásticas como em dias ensolarados. E isto pode ser possível, basta ter em atenção alguns pormenores e tirar vantagem de todas as situações. Aqui ficam algumas dicas:

 

1 | Invista em equipamento para a chuva e tenha-o sempre consigo

Para começar preocupe-se em proteger o seu equipamento, compre uma proteção para a sua câmara e lente que seja suficientemente grande para cobrir um corpo e uma lente de 70 a 200mm. Tenha também em atenção os sacos onde guarda o seu equipamento, certifique-se de que o material é impermeável para que não aconteça nenhuma desgraça! Por fim tenha sempre consigo um pano de microfibra para limpar todas as gotas de chuva das suas lentes para conseguir sempre fotografias perfeitas!

 

2 | Utilize guarda-chuvas

Se houver previsão de chuva para o dia de casamento, converse com o casal sobre a possibilidade de adquirirem guarda-chuvas a condizer. Pode utilizá-los para tirar fotos com diferentes perspectivas, pode optar por lhes dar destaque ou por fazer com que sejam apenas um detalhe da fotografia.

 

3 | Reflexos

Os reflexos nas poças podem ser ótimos para conseguir fotografias deslumbrantes. Os reflexos podem ser artísticos e diferentes e irão dar um ar mágico às suas fotografias. Utilize a chuva como uma vantagem e não como uma desvantagem!

4 | Tire vantagem das nuvens

Por norma, as tempestades criam uma matriz épica de nuvens e texturas que lhe irão dar a oportunidade de conseguir fotos exclusivas. Não deixe que a melancolia de um dia chuvoso o derrube e transforme estes momentos em memórias lindíssimas.

 

5 | Chegue mais cedo

A chuva diminui tudo um pouco, e será mais difícil mover as pessoas de um lado para o outro. Por isso, é importante chegar pelo menos uma hora mais cedo de modo a criar uma linha de tempo de filmagens e fotografias. Se existirem períodos de chuva muito longos, as poucas horas extra podem fazer toda a diferença entre terminar as fotos antes da cerimónia (o plano ideal) ou ter de mudar as fotos para o local da festa.

 

6 | Pergunte aos noivos quais as fotos mais importantes

Caso aconteça não haver tempo suficiente para fotografar todas as pessoas, é importante saber quais as fotos de família que estão na lista das mais importantes e quais podem ser adiadas para tirar no local da festa caso seja necessário. Desta forma pode obter uma ideia realista sobre quais fotos tirar no local da cerimónia com o local como fundo e quais poderão esperar para mias tarde e quais podem serem tiradas no interior.

 

7 | Sorria, apesar de tudo!

O mais provável é ficar completamente encharcado, dorido, casado e com fome, pois é um trabalho muita mais intensivo do que um casamento normal. Mas, é importantíssimo mostrar sempre um sorriso e dar o seu melhor a cada segundo para que o seu trabalho seja estupendo. Ir mais além é fundamental por vários motivos.

Primeiro, o seu cliente e todos os outros irão perceber que apesar das circunstâncias deu sempre o seu melhor.

Segundo, saberá do fundo do seu coração que apesar dos obstáculos fez tudo o que estava ao seu alcance para dar aos noivos o seu dia de sonho.

E terceiro, ao conseguir concluir os dois objetivos acima, poderá entregar aos noivos uma galeria de fotos que irão adorar e, mesmo que se lembrem da chuva no seu casamento, a olhar para as fotos irão ver para além da chuva e o seu trabalho irá brilhar!

Um dos trabalhos mais importantes como fotógrafo é garantir que adiciona alegria ao momento e não stress extra a uma situação por si só stressante. Quanto mais se concentrar em encorajar, sorrir e reafirmar os seus clientes, melhor será a experiência!

 

Visite o nosso perfil no Pinterest, onde encontrará inspiração para cerimónias de casamento!